Oxum
Introdução ao campo vibratório das águas (veja o Orixá selecionado logo abaixo).
O campo vibratório das águas, envolvendo as águas salgadas e as águas doces, é constituído por lençóis subterrâneos, rios, lagos e mares. Além de ser fundamental para todo o tipo de vida material, é um dos mais importantes do ponto de vista de limpeza energética. Na matéria, a água é o elemento constituinte de toda uma diversidade de corpos materiais dos reinos biológicos terrestres. É o berço fundamental da constituição da vida em vários aspectos. Nós mesmos ficamos envolvidos em uma bolsa d’água enquanto estamos no ventre de nossas mães. Usamos a água para nos hidratarmos, nos alimentarmos, nos limparmos, para dissolver qualquer coisa, para gerar energia elétrica por deslocamento de massa, pela geração de gases (hidrogênio e oxigênio) cuja queima pode ser usada como combustível gerando energia, para transportar todo tipo de matéria, para propulsionar motores, para combater o fogo, para nos acalmarmos, para nos divertirmos, para aliviar a sensação de calor, para provocar a sensação de frio e também de calor, para criar animais aquáticos e plantas para nossa alimentação entre outras coisas. Se nos dedicarmos, esta lista pode se tornar infinita.
Do ponto de vista espiritual, a água é elemento que facilita o intercâmbio entre os mundos material e espiritual. É uma prática comum entre os espiritualistas ter água por perto durante os rituais e comunicações espirituais. Enquanto rezamos, por exemplo, é muito comum acender uma vela e deixar um copo d’água ao lado. Alguns de nós deixamos o elemento água por perto nestas situações por conhecimento. Outros apenas por usos e costumes. Outros ainda, por pura intuição. O fato é que ter o elemento água por perto facilita o acesso ao mundo espiritual. Por exemplo: quantas vezes você já teve boas ideias, realizou planejamentos ou encontrou a solução de problemas enquanto estava tomando banho, ou seja, enquanto estava imerso na água? Isso ocorre porque a água, sendo o elemento facilitador para comunicação entre os mundos espiritual e material, permite que tenhamos acesso facilitado, conscientes ou não, às ideias emanadas por mentores espirituais mais elevados que vêm em nossa ajuda, a conhecimentos que simplesmente existem no universo astral e que finalmente conseguimos alcançar com nossas mentes ou ainda a conjunções de fatos que determinam nossos caminhos e que ainda não havíamos percebido.
Outra característica importante da água no mundo espiritual é a de que, assim como no mundo material, ela se caracteriza como um solvente universal, um elemento transformador de estados por excelência. Ela pode, portanto, ser usada para transformar estados espirituais, vibratórios, materiais, mentais e emocionais. Além disso, é um harmonizador universal, servindo como matriz para a interação dos elementos dos demais campos vibratórios. No aspecto específico, em geral usamos as águas doces para transformação e harmonização enquanto usamos as águas salgadas para limpeza, criação e regeneração. Entretanto, isso não se constitui regra absoluta.
Oxum: É o Orixá das águas doces, da fertilidade, do amor incondicional de mãe, da mãe que apenas zela pelos seus amados em qualquer situação. É também conhecida por ser a Senhora do Ouro e da riqueza material. A vibração de Oxum está associada à água doce em geral. Em especial, comungamos ao máximo das vibrações de Oxum junto aos rios límpidos de água corrente e cachoeiras em meio às matas.
Oxum em 3 verbos: transformar, harmonizar, prosperar.
Evocações comuns: Transmutação de estados energéticos, renovação, direcionamento de estado mental maternal (cuidados), fecundidade, união familiar, harmonização.
Chacras: básico, esplênico, cardíaco e laríngeo.
Dia: sábado.
Cor: amarelo.
Essência: água.
Sincretismo: Nossa Senhora da Conceição.
Cumprimento: Ora Ieiê
Frutas: melão, banana ouro.
Ervas: açucena, agrião, aguapé, alface, alfazema, assa peixe, avenca, azedinha, calêndula, camomila, canela, capim limão, catinga de mulata, coentro, erva cidreira (melissa), erva doce, hibisco, ipê amarelo, jasmim, malva, manjericão miúdo, margarida, orégano, poejo, samambaia nativa, vitória régia.
Flores: flores do Ipê amarelo, calêndula e flores amarelas em geral.
Prato tradicional: xinxim de galinha servido em tigela de louça branca.
Bebida: água.
Fumo: não é usado.
Mineral: topázio amarelo.
Metal: ouro.
Caboclos(as) no Instituto das Almas: Caboclo da Areia Branca, Cabocla Jupira, Cabocla Jurema.
Arquétipo: Filhos e filhas das águas são charmosos e atraentes, mesmo que não sejam bonitos dentro dos padrões de seu tempo. Sempre existirá algo que te encantará nas pessoas que são regidas pelas águas. São bons com relacionamentos humanos nas suas diversas formas. São envolventes e assim regem suas relações. Envolvem a tudo e a todos com o objetivo de manter o controle em suas mãos. Quando não conseguem, ficam desequilibrados e precisam trocar de ambientes e de pessoas ao redor para se sentirem melhores consigo mesmos. Suas vidas são relativamente prósperas em tudo: amores, riquezas, amizades, emoções e espiritualidades entre outros aspectos da vida. Pulsam fertilidade.
Em especial, os descendentes de Oxum tendem a terem vidas materiais prósperas e em família. Gostam de estabelecer laços duradouros com pessoas e ambientes. Não gostam muito de se mudar de casa, cidade ou país. São pessoas amáveis e quando são correspondidos cuidam de seus queridos sem julgamentos. Em geral, são pessoas tranquilas e não demonstram suas instabilidades a menos que cheguem aos seus limites físicos e emocionais. Tentar saber o que se passa com um filho ou filha de Oxum é como observar um rio ou lago: vemos apenas a superfície, nunca o que está escondido abaixo dela. Tendem a exibirem problemas cardíacos, no pâncreas e com obesidade. São muito emotivos e choram bastante. Por este mesmo motivo, também tendem a ter problemas emocionais-depressivos. Quando desequilibrados, guardam mágoas de maneira profunda, são controladores, raivosos e mesquinhos. Procuram vingança.