Oxala

Oxalá: É considerado o Orixá Maior. É a fusão de todos os demais Orixás. Nada no planeta pode ser executado sem a vibratória afirmativa de Oxalá. Esta composição com todos os campos vibratórios é a impressão digital global do nosso planeta. O orbe Terrestre, associado com Oxalá, é um campo vibratório harmônico que sustenta toda a nossa existência enquanto evoluímos nas suas proximidades. Os mundos material e espiritual estão intimamente ligados e são indissociáveis: matéria é igual energia e vice-versa. Mesmo em espírito, enquanto estamos no orbe Terrestre, os nossos corpos são compostos por matéria razoavelmente densa, mais sutil do que a do plano encarnado, mas ainda assim com densidade considerável quando comparada com mundos evoluídos. Tudo o que existe na nossa Terra traz consigo a emanação do seu estado vibratório, de Oxalá, e é justamente este estado vibratório que nos sustenta em ambos os planos da vida. Fica aqui destacada a importância de cuidarmos do nosso planeta. Precisamos mantê-lo saudável pois é dele que dependem também as nossas saúdes material, emocional, mental e espiritual.

A vibratória de Oxalá representa a paz, a fé na evolução do ser e do mundo, bem como a harmonia entre todas as vibrações planetárias, incluindo as nossas individuais. Seu sítio natural de vibração é, de fato, o próprio planeta como um todo. A vibratória de Oxalá pode ser evocada em qualquer lugar. Tradicionalmente, escolhemos os seguintes locais para comungar desta vibratória: campinas ensolaradas, plantações de trigo, aberturas na mata fechada nas quais a luz do sol possa entrar em abundância e cachoeiras nas mesmas condições.



Oxalá em 3 verbos: integrar, sustentar, amar.

Evocações comuns: Harmonia, integração, sustentação, liderança, fé, convicção, pacificação, compreensão, serenidade em situações difíceis.

Chacras: coronário e frontal.

Dia: sexta-feira.

Cor: branco.

Essência: todas.

Sincretismo: Jesus Cristo.

Cumprimento: Epa Babá

Frutas: uva verde, maçã verde, lima da Pérsia.

Ervas: agapanto, agrião, alecrim, levante, alfavaca, alfazema, algodão, arnica, avenca, benjoim, boldo, catinga de mulata, erva cidreira, erva doce, girassol, guaco, hortelã, laranjeira, louro, malva branca, manjericão, manjerona, narciso, orégano, palmeira, sálvia.

Flores: rosas brancas.

Prato tradicional: canjica branca cozida em água e servida em tigela de louça branca, adicionado leite, coberta com algodão e enfeitado com rosas brancas.

Bebida: água.

Fumo: não é usado.

Mineral: quartzo cristalino.

Metal: ouro branco.

Caboclos(as) no Instituto das Almas: Lobo Branco, Corvo Branco, Pena Branca.



Arquétipo:  (em breve)