Oxóssi
Oxóssi: É o Orixá das matas. Seu campo vibratório é constituído por todo o solo fértil a partir do qual a vida vegetal possa prosperar, incluindo, portanto, as regiões de florestas e as próprias florestas, sejam pequenas ou grandes. Portanto, no aspecto material está relacionado com toda a vida vegetal, com o ambiente em que ela prospera (terra fértil) e com tudo o que dela depende, como por exemplo a alimentação de toda a vida animal, incluindo obviamente a espécie humana, e com a oxigenação da atmosfera, ambos pontos fundamentais para a manutenção da vida encarnada de modo amplo. Muito embora sejam aquáticos, aqui são incluídos os fitoplânctons. No que diz respeito ao mundo espiritual, Oxóssi oferece um campo vibratório nutritivo à energética da matéria sutil, tanto no aspecto da nutrição da alma (corpo espiritual) quanto na nutrição das ideias, estimulando pensamentos e gerando conhecimento em todas as áreas. Pela sua força de nutrição, é frequentemente evocado como meio de cura do corpo espiritual com reflexos no corpo material. Também atua favoravelmente nos estados de estresse crônico, solução de questões complicadas, em qualquer área da vida e que exijam a organização de ideias e conhecimentos. É utilizado também para combater estados leves de alienação mental. Quando manipulada adequadamente no mundo espiritual, sua energética favorece a manutenção material da vida, atraindo a abundância alimentar e as condições materiais básicas necessárias para tal. Em casos extremos, garante ao menos a subsistência alimentar do corpo físico. Auxilia na criatividade. É conhecido como o Orixá de uma flecha só: Oxóssi nunca erra o seu alvo.
Oxóssi em 3 verbos: nutrir, planejar, aprender.
Evocações comuns: Objetividade, paciência, conhecimento, cura, coragem perante o desconhecido, manutenção das necessidades cotidianas da vida material.
Chacras: esplênico, umbilical, cardíaco e frontal.
Dia: quinta-feira.
Cor: verde.
Essência: terra.
Sincretismo: São Sebastião.
Cumprimento: Okê, Okê Arô
Frutas: todas as frutas podem ser servidas para Oxóssi. Tradicionalmente, servimos laranja, banana, goiaba e limão.
Ervas: abacateiro, abre caminho, acácia, alfavaca, araçá, arruda, azedinha, camélia, capim limão, chifre de veado, cipó de caboclo, erva doce, girassol, goiabeira, guaco, guiné, jurema branca, limoeiro, louro, malva, manjericão, pitangueira, salgueiro chorão, samambaia nativa, xaxim.
Flores: flores do campo, girassol.
Prato tradicional: Quibebe de abóbora com camarão colocado na abóbora moranga servida em prato de barro forrado com samambaia ou folhas de bananeira.
Bebida: cerveja clara, água, água com mel, água com ervas variadas, cerveja clara com mel.
Fumo: charuto.
Mineral: turquesa.
Metal: bronze.
Caboclos(as) no Instituto das Almas: Araribóia, Arranca Toco, Cobra Coral, Folha Verde, Junco Verde, Jurema, Mata Virgem, Pena Branca, Pena Verde, Rompe Mato, Tupinambá, Ubirajara, 7 Flechas.
Arquétipo: Filhos e filhas deste Orixá são pessoas naturalmente serenas. São bons pensadores, gostam de aprender e gerar conhecimento. Têm afinidades com carreiras acadêmicas em geral. São bons manipuladores de energia astral, atuando bem em desmanches de magia e curas. Gostam de viver as coisas boas da vida, comer bem e estar sempre em boa companhia. Gostam da vida em família. Estão sempre prontos para ajudar e amparar a todos. Têm corações imensos e são capazes de tirar a comida de sua própria mesa para alimentar a quem não tem. São determinados e pacientes. Conseguem suas vitórias fazendo uso desta qualidade, produzindo estratégias vencedoras. Prezam pela serenidade da vida. Se você conseguir tirar um filho ou uma filha de Oxóssi da sua calma, se prepare: nada no mundo poderá detê-los. Pensando bem, talvez uma pessoa, animal ou uma planta precisando de ajuda possa te tirar da enrascada. Costumam sofrer de depressão, ter problemas cardíacos e no fígado. Quando alimentam a polarização negativa de Oxóssi, são teimosos, estagnados, estabanados, covardes e acomodados.