Ogum
Ogum: O campo vibratório de Ogum constitui, tanto no mundo espiritual quanto no mundo material, a definição clara de todos os limites impostos pela natureza, pela Justiça Divina ou pela materialidade. Está presente nos limites entre águas e terras, entre matas e caminhos, rios e mares, limita a atmosfera terrestre ao nosso orbe entre outros muitos exemplos que se possa imaginar sobre limites, inclusive entre os mundos material e espiritual. Está presente até em nossa pele, limitador do espaço que ocupa o nosso corpo material com relação ao restante do mundo. Limita ainda o alcance de pensamentos e energias, bem como a expansão do corpo astral, sempre regulada pela Lei Divina. Por ser o campo vibratório que impõe limites, é a energia mais combativa do mundo astral. Neste planeta, é a ferramenta pela qual a Justiça Divina impõe suas necessidades e garante que sejam cumpridas. Como campo definidor de limites, provoca transformações em situações de grande dificuldade ou ainda em situações bélicas. Está sempre presente em conflitos, pois definirá o limite sobre o qual se instalou o conflito, seja ele bélico, emocional ou mental. Para a imposição de limites é preciso transformação. É, portanto, o campo vibratório que está associado com o desenvolvimento de tecnologias e inovações em todas as áreas do conhecimento e da vida, abrindo caminhos estratégicos para a obtenção de objetivos idealizados. Também provoca a transformação evolutiva pela destruição do que a esteja impedindo.
Ogum em 3 verbos: impor, avançar, vencer.
Evocações comuns: defesa energética contra magia, aumentar a energia vital, a força mental, a concentração, a coragem, a iniciativa, a objetividade, para auxiliar na adaptação em situações difíceis e para provocar inovações variadas em todos os campos da vida.
Chacras: básico, esplênico, umbilical e frontal.
Dia: terça-feira.
Cor: vermelho.
Essência: fogo.
Sincretismo: São Jorge.
Cumprimento: Ogunhiê, patacori Ogum
Frutas: manga espada, goiaba vermelha, banana, romã, melancia.
Ervas: abre caminho, açoita cavalo, alecrim, alfavaca, arnica, aroeira, carqueja, espada de São Jorge, espinheira santa, eucalipto, groselha, jabuticabeira, losna, mangueira, pata de vaca, radite, romã, rúcula, salgueiro chorão, samambaia (da folha comprida), tiririca.
Flores: cravos vermelhos e cravos brancos, antúrio.
Prato tradicional: peixe de água doce assado e servido em gamela oval coberta com feijão fradinho.
Bebida: cerveja clara, água.
Fumo: charuto.
Mineral: magnetita, hematita.
Metal: ferro.
Caboclos(as) no Instituto das Almas: Akuan, Arranca Toco, Beira Mar, Cobra Coral, Itaguaréaré, Matinata, Megê, Mestre Saito, Naruê, Ogum de Angola, Pena Branca, Rompe Mato, 7 Caminhos, 7 Espadas, 7 Flechas, 7 Estrelas do Mar, 7 Ondas.
Arquétipo: Filhos e filhas deste Orixá tendem a passar por experiências fortes na vida e, em geral, gostam disso. O fato de serem regidos por esta vibratória indica que terão missões difíceis para cumprir ao longo de sua caminhada. São corajosos, determinados, incansáveis e gostam de avanços rápidos. A lentidão os deixa irritados. Mesmo quando ficam doentes, os sintomas aparecem rápido e são sempre agudos. Costumam ter problemas nervosos, estomacais, dores de cabeça, problemas nos rins e pressão alta. Não são muito cuidadosos com sua aparência, mas dificilmente passam despercebidos, seja pela própria aparência, seja pelo jeito extravagante de ser, agir ou falar. Para as pessoas deste Orixá, tudo na vida tem que ser bem muito bem temperado, desde a alimentação até o sexo. Em geral são ótimos estrategistas e têm visão de longo alcance em tudo, sendo, muitas vezes, incompreendidos pelos demais que não conseguem entender com clareza o que é óbvio para os filhos e filhas de Ogum. São conquistadores natos em todas as vertentes da vida, o que traz problemas naturais de instabilidade pois, uma vez conquistado o objetivo, logo perdem o interesse e se concentram em encontrar e planejar a próxima conquista. Quando alimentam a polarização negativa do seu Orixá, se tornam pessoas egoístas, mesquinhas, manipuladoras, medrosas e depressivas.